Kit Alpha Mecatrônica

Versátil e fácil de usar, com estruturas flexíveis que permitem a utilização de materiais alternativos, o Kit ALPHA Mecatrônica conta com diversos sensores e atuadores, estimula a criatividade e a diversificação dos trabalhos.

O Kit é composto por peças e placas de alumínio recicláveis, rodas de plástico com pneus emborrachados, motores, baterias e sensores de luz, temperatura, ruído, cor e distância, dentre outros.

Os componentes podem ser adquiridos separadamente, de acordo com a necessidade de cada escola.

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Robótica Inclusiva

A PETE oferece uma solução completa e inovadora para o desenvolvimento da robótica nas perspectivas da educação inclusiva e integral, que incorpora ao projeto um conjunto de tecnologias assistivas, plataformas de software e serviços de apoio técnico e pedagógico às instituições de ensino públicas e privadas.

O direito a Educação para todos está garantido na Constituição Brasileira. Neste sentido a escola deve estar preparada para acolher os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades em classes comuns e oferecer-lhes o Atendimento Educacional Especializado (AEE), proporcionando-lhes condições para acesso pleno à aprendizagem visando o seu desenvolvimento cognitivo, assim como para a sua autonomia e inclusão social.

A robótica agrega ludicidade e criatividade as atividades e intervenções junto aos alunos com deficiência, contribuindo com o desenvolvimento de habilidades não contempladas nos processos tradicionais. A utilização da robótica contribui com o propósito de uma educação inclusiva e integral, pois desperta o interesse da comunidade escolar em ajudar e participar do projeto, unindo neurotípicos e pessoas com deficiência, oportunizando a socialização e a formação de cidadãos críticos, sensíveis aos problemas do seu redor e dispostos a buscar soluções para todos com base na tecnologia e na robótica.

 A programação das atividades com a robótica inclusiva utiliza o software LEGAL que compõe os Kits PETE. O LEGAL foi especialmente projetado para pessoas, de qualquer idade, que nunca tiveram contato com a programação. Conta com uma interface muito intuitiva em português a partir da qual é possível, com poucos comandos, “ensinar” o robô a executar tarefas que estimularão o desenvolvimento do aluno com deficiência.

As atividades projetadas com o LEGAL para a educação inclusiva visam, entre outras áreas de interesse, a comunicação elementar do aluno pelo reforço do eixo fundamental da expressão humana (sim, não e talvez); estimulam a compreensão das convenções sociais relacionadas às atividades da vida diária (ex.: autocuidado, mobilidade, alimentação, e higiene pessoal) e potencializam as intervenções psicopedagógicas através da ampliação das capacidades de retenção e cognição presentes nos diferentes tipos de memória (ex.: curta, longa, episódica, semântica e trabalho).

No âmbito da montagem do robô que se integrará à programação do LEGAL, o processo construtivo é empírico. Leva-se em conta as experiências vividas e aprendidas com o projeto da robótica inclusiva, onde hipóteses são lançadas e testadas – monta-se e desmonta-se o robô até alcançar a meta estabelecida.

Todos os alunos ajudam e opinam no processo de construção, reforçando as capacidades de ouvir e respeitar opiniões diferentes. São reforçados os laços colaborativos, coletivos e sociais entre os alunos, que vão decidindo qual é o melhor caminho a se tomar, onde todos ensinam e aprendem, bem como trabalham oferecendo o melhor diante das suas capacidades e habilidades.

Veja a matéria sobre o projeto pioneiro no país que alia robótica à terapia fonoaudiológica com autistas, desenvolvido com a solução PETE, no laboratório de Estudos das Alterações de Linguagem Infantil da Unesp – Campus Marília / SP.

Link: https://www.marilia.unesp.br/#!/noticia/1445/projeto-pioneiro-no-pais-alia-robotica-a-terapia-fonoaudiologica-com-autistas/